segunda-feira, 29 de julho de 2013

Nosso Arraiá!



Boa nooooite pessoas.
Uma das MUITAS fotos do Nosso Arraiá. Ai gente foi tão bom, uma festa tão bonita, cheia de gente agradável, animada eu AMEI como sempre amo. Mas essa ano nós nos superamos.
Tivemos MUUUITO trabalho. Muitas adversidades. Muitos contratempos. E muita felicidade. Alegria. Risadas. Reafirmação dos laços de amor.
Só nós sabemos o quanto foi bom! Bom demais!! Maravilhoso
:D
Mais fotos nas próximas postagens.
Antes de começar a contar as coisas que passei esse final de semana quero contar pra vocês como essa festa começou.

Minha família sempre foi muito festeira. Nunca precisamos de muitos motivos para celebrar.
Em 1996 meus pais se mudaram pra onde moramos hoje. Naquela época, um lugar muito vazio, calmo demais. Um loteamento, muito novo e desabitado ainda. Minha tia Jandira que morava na Mangueira simpatizou muito com o lugar.
E em 1997, quando ela ainda nem morava aqui no bairro, resolvemos, por iniciativa dela, comemorar no mês de junho e fazer uma festa junina.
Eu ainda era muito nova. Mas já adora festas juninas. Ela organizou e fez questão de convidar os vizinhos, que mesmo sem serem nossos grandes amigos íntimos, aderiram a ideia e fizeram a festa dar certo junto com a nossa família, claro.
Em 1998 minha tia mudou-se para o mesmo loteamento que a gente. A festa foi repetindo-se ano a ano. E com o tempo foi crescendo. E aí a festa que antes era da nossa família e dos vizinhos de uma rua, passou a mobilizar muito mais gente, o loteamento quase todo.
A vizinhança já aguardava a festa ansiosa. Um evento que tomou proporções maiores.
Com o tempo foi preciso tomar uma postura seletiva. E hoje a festa é de alguns vizinhos, muitos amigos e de toda família.
Hoje, e desde aproximadamente uns 7 anos, sou eu que ajudo minha tia a organizar o Nosso Arraiá. Montamos listagens para que não falte nenhuma comida típica, resolvemos calendário, pensamos nos espaços e na melhor forma de receber os convidados, colocamos a mão na massa, mobilizamos pessoas para nos ajudar.. Fazemos tudo que for preciso. Essa festa, que hoje é oferecida pra aproximadamente 100 pessoas, exige um trabalho que só nós sabemos.
Sonhamos com o dia que a festa será feita em um lugar todo especial, e apropriado. Um dia que os convidados só precisem colaborar com a presença e que nosso desgaste físico não seja tão grande.
Na verdade eu quero dizer que na verdade essa festa nasceu muito antes de 1997. Essa festa nasceu quando minha tia, ainda muito pequena, olhava da janela da casa dela uma festa junina que acontecia entre no morro da Mangueira, na praça do Farias. Nessa festa junina de tantos anos atras, na vizinhança dela, só podia participar quem pagasse uma quantia em dinheiro para o organizador da festa. E como minha vó tinha muitos filhos e pouco dinheiro, minhas tias não participavam. Só observavam e ouviam de dentro de casa.
A minha tia então cresceu. Conquistou muitas coisas e resolveu fazer a festa junina dela. Onde ninguém paga nada, só contribui com as coisas que serão servidas na própria festa. E quem não pode contribuir participa do mesmo jeito. É um festa que ela faz questão de no dia chamar todas as crianças da rua. É uma festa linda.
Onde a gente trabalha demais, se desgasta e gasta muito. Mas que compensa. É um momento que promovemos encontros de gente querida, de gente do bem. Nos divertimos e reafirmamos nossos laços de afeto.
São 16 anos de Nosso Arraiá. E que venham muito mais!

.

Bem sábado já começou com vuco vuco. Sabe aquela agitação boa, já pela manhã.. Foi muita ralação. Bandeirinhas, iluminação, milho, ornamentação, bancos, mesas, fogueira, som.. MUITO medo da chuva. Mas graças a Deus deu TUDO certo.
Estava muito frio. Mas não choveu. E mesmo com a torcida contra de alguns a festa foi um sucesso. Os convidados mais importantes compareceram, as pessoas fundamentais estavam aqui, comigo. Rindo, dançando comendo e felizes ao meu lado. Quem fez falta mesmo foi alguns dos meus tios, mas que os motivos a gente entende. Sim, eu gostaria que muitas outras pessoas estivessem aqui. Mas é aquela velha história de que a vontade gera o esforço. E os indispensáveis a gente reconhece quando eles faltam e fazem falta. E como minha festa foi MARAVILHOSA eu percebo que os indispensáveis estavam aqui, comigo.
Tiveram muitos convidados inesperados também, vulgo penetras. Mas todos muito bem vindos e queridos. Por isso eu devo agradecer.
Muito obrigada a todos os que compareceram. Muito obrigada a todos que fizeram essa festa tornar-se algo tão bom, alegre e divertido. Muito OBRIGADA!
Tivemos também um DJ, uma figuraça. Foi a atração da festa.
O cara só tocava o que ele queria, e munido de um microfone ele cantou, fez piada, mexeu com todo mundo e me zoou a beça. Todo mundo se divertiu muito com ele.
Dançamos muito. Rimos muito. Que coisa boa gente. Reunir pessoas queridas, vê que dá certo. Promover encontros. *-*
Minha felicidade se resume a isso. É muito amor.
Tudo terminou por volta das 5:30 da manhã. Tendo em vista que tivemos convidados chegando uma e meia da manhã... Teve gente chegando quatro horas da manhã! E como aqui em casa temos o hábito deixar tudo bem limpo no mesmo dia, eu só fui descansar por volta das 7:30. Completamente exausta e satisfeita. Só fui dormir depois de um longo banho cheio de agradecimentos a Deus.
No domingo não acordei tarde. Tomei café nas melhores companhias possíveis, as minhas amigas lindas! E mais tarde almoçamos juntas. Elas foram embora logo depois do almoço.
Ainda ajudei a organizar algumas coisas e a noite fui parar num churrasco em Campo Grande a convite do Cleyton. Não demorei muito. Eu estava cansada e numa vibe completamente diferente do pessoal.
Vim pra casa e não demorei a dormir.
Hoje acordei e fui na rua. A pessoa que trabalha aqui em casa faltou, e como e não aguento sujeira dei uma senhora faxina na casa e no meu quintal. Arrumei mil coisas, tomei uma banho e almocei. Sentei no computador pra fazer os trabalhos da faculdade mas o cansaço não me largava. Dormi boa parte da tarde e só agora anoite voltei para as tarefas acadêmicas.
Amanhã é dia de aula, infelizmente.
Boa semana gente.
Bj* e um sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário