terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Praiana



Boa noite galera. Foto da praiana de domingo *-*
Foi perfeito!

Hoje: acordar tarde e perder o horário na manicure
:'(
Arrumar a casa, fazer o almoço e a tarde ir ao shopping com minha irmã e Paulinho *-*
Compras!
:D
Com direito a despedida da comidinha japa. Despedida sim, porque em 2015 meus hábitos alimentares serão radicalmente modificados. Tenho fé!
Depois casa e só. Vou escrever um pouco e depois dormir.

Gente eu gostaria de dizer umas coisas aqui..
Sou uma pessoa bem clara quanto aos meus posicionamentos, e realmente os exponho sem muito medo de repressão. E por isso tenho conquistado muitos oponentes nas redes sociais. Alguns declaram, outros não.
(Só pra lembrar.. Eu sou sim a favor do casamento homoafetivo, da descriminalização do aborto, da legalização da maconha. Sou a favor das cotas, do bolsa família, do auxilio a família dos presidiários, Defendo melhores condições a todas as pessoas em privação de liberdade, respeito as prostitutas. Defendo a criminalização da homofobia, educação laica, Estado laico. Penso que homens e mulheres devem ter igualdade de direitos e deveres. Sou completamente contra a redução a maioridade penal dentre muitas outras coisas..)
Em via de regra eu lido bem com isso, Ate me agrada essa coisa coisa de ter com quem debater, pessoas que pensam completamente diferente de mim. Em via de regra eu realmente sou alguém disposta a ouvir e mudar de opinião. Eu não sou dona de verdade NENHUMA e em via de regra, acreditem, eu vivo duvidando de mim mesma. E acho que todo mundo deveria fazer isso, é bom mesmo.
E eu acho que a gente sempre tem a ganhar quando se aproxima dessas pessoas e desses debates, ou melhor, de qualquer debate. Ninguém ganha quando se deixa de conversar a respeito de certas coisas, por mais que os posicionamentos sejam totalmente contrários.
Mas acontece que com algumas pessoas a discussão não avança, o debate não causa nenhuma reflexão, inexiste diálogo. E tem uma galera que quando não tem mais como contra argumentar ofende. E isso irrita! Aquela ironia suja e burra, de quam não tem mais o que dizer e começa um deboche bem nojentinho.
Em alguns episódios, como a última declaração do Bolsonaro quanto ao estupro, eu realmente perco qualquer senso de diálogo e tenho vontade de me afastar completamente de algumas pessoas. Mas isso passa, depois daquele torpor a vontade de excluir e perder qualquer tipo de vinculo com pessoas que concordam com esse tipo de cara, vira uma certa curiosidade de saber o que passa pela cabeça de pessoas que defendem o ódio.
E eu me orgulho de NUNCA ter excluído ninguém do meu facebook por motivos de serem pessoas com uma visão de mundo e posicionamentos politico sociais diferentes dos meus. Eu bloqueio as atualização, mas não tiro aquela pessoa do meu círculo de 'amizades', não a impeço de participar de qualquer discussão no meu perfil. E isso é muito desafiador. Muito! 
Chove gente querendo discutir por discutir, gente que não tem a menor intenção de mudar de ideia. E a pior coisa é explicar pra quem não tá disposto a entender.
Sempre fico chateada quando ouço pessoas com certo grau de instrução e até boas ideias dizendo 'eu não debato com pessoas que não tenham o mínimo de leituras' referindo-se a leituras acadêmicas. Sempre achei bobagem, preconceito.. Mas esses dias senti algo bem parecido. Me chateei com a galera que só reproduz discurso torto, que reproduz feito papagaio sem a menor reflexão.
Postei o seguinte no meu face:
"Dedico à todos os que apoiam a pena de morte, a redução da maioridade penal e que consideram os Estados Unidos um exemplo a ser seguido.
Logo vieram dois conhecidos cheios de si.. Choveu besteirol. Discursos cheios de racismo, meritocracia, machismo. E logo depois chegou um outro, aluno da UERJ Pedagogia pra concordar com os outros dois.. Gente que decepção. Não desisti da discussão, dei resposta a todos, mesmo exausta.. Foram se recolhendo um por um, mesmo sabendo que eu muito dificilmente não mudaria em nada o pensamento deles, eu não podia deixar de responder, não podia furtar o debate. O que ficou em mim foi a chateação de ver gente pobre, preta, favelada e educador, todos como eu, corroborando com o discurso do preconceito e da opressão. Gente que defende a morte e a prisão de crianças. Gente que na condição de oprimido, esta completamente cego! Completamente! Clamando por Bolsonaro na presidência!! (e mais umas 10x exclamações). Gente que não faz NADA pra 'melhorar de vida' e se sente no direito de chamar todo pobre favelado preto de delinquente.
Mais do que aquela irritação do debate isso me causa tristeza sabe.. O que me dói é reconhecer tão nitidamente que o opressor REALMENTE não seria tão forte se não tivesse tamanho apoio dos oprimidos.
Eu precisa escrever sobre isso aqui.
(Quem quiser ver a postagem tá aqui: https://www.facebook.com/izavenas/posts/712016222239994
Mas acho que só dá pra ver se estiver entre os meus amigos no face.)

Gostaria que vissem isso.. Esse link é pra essa galera, que acha que é tudo muito por acaso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário