segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Vamos continuar assim! Juntos!



Esse ano esta sendo o mais difícil da minha vida, sem sombra de dúvidas. E ontem, também sem sombra de dúvidas, foi um dos piores dias desse ano.
E mesmo sem que a maioria das pessoas saibam, foi o pior pra todos nós.
O pior pra todos nós, pretos, mulheres, trabalhadores, educadores, sujeitos do samba e da cultura popular. Foi o pior. Pior dia, pior resultado...

Quanta tristeza, quanta dor, quanto desespero.

Essa foto é da roda de ontem, o samba mais triste que eu já estive até hoje. Músicos chorando enquanto tocavam, o público com olhar perdido, desolado. A gente se olhava, se procurava uns nos outros, mas parecia que estávamos todos perdidos, completamente perdidos, mesmo estando todos um ao lado do outro ali, na roda.
Mesmo com todo o gosto amargo que o samba ficou após o resultado, sem dúvida o melhor lugar para estar era ali, entre os meus, no samba.

Eu passei boa parte do samba com a Maria no colo, no peito, de mãos dadas com a minha grande amiga Ingrid e um choro constante, calado e muito doído.
Quanta dor!
Eu queri me desculpar com a Maria por ter colocado ela num país a ser governado pelo ódio. Eu sinto muita vontade de pedir perdão a ela.
Desculpa filha, por ter feito isso contigo. 
Um país racista, um país machista, um país que mata Marielles e elege Bolsonaros não merece você, não merece tua alegria, tua coragem, teu brilho nos olhinhos. Me perdoa minha filha, me perdoa.

Meu sobrenome é medo, e depois culpa.
Uma tristeza, um medo, uma desesperança absoluta.

Eu me prometi para de lutar. Me prometi parar de protestar, para de me posicionar, tamanho meu medo. 
Eu quero que a Maria tenha mãe. Eu também quero que ela tenha coragem, que seja seja integra, justa, correta.. e isso vai ser muito mais difícil de ensinar. Mas além disso tudo eu quero que ela tenha mãe.

E só mais uma coisa.
Você, eleitor ou eleitora de Bolsonaro, você mesmo.. eu não vou esquecer e a história não vai perdoar vocês não.

Mulheres, negros, funcionários público, gays, cristãos.. como gente? Como vocês puderam fazer isso?

"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário