segunda-feira, 13 de junho de 2016

Tá frio aí? rs



Oi gente. 
Friozinho né.. gosto não. Hoje de manhã onde eu moro a temperatura era nove graus celsius. NOVE graus! Friaca!!
Aproveitar e mandar um beijão pra quem diz que no Rio de Janeiro não faz frio.

Deixa eu contar uma coisa pra vocês.. Ontem a noite eu fui ao Centro de Artes da Maré assistir ao espetáculo 'Amanhã é outro dia', estrelado pela maravilhosa Angel Viana.
Angel é um dos maiores nomes da dança no Brasil. E o Centro de Artes da Maré é um lugar muito importante.
O espetáculo é lindo! A presença da Angel em cena é realmente emocionante.

Diferente do que um monte de gente pensa, a Maré não é UMA favela, é um complexo de comunidades. E o CAM fica na Nova Holanda, uma das comunidades do complexo.
É um ambiente de muita resistência e força.
E o Centro de Artes faz parte disso.
Ele foi criado em 2009, através de uma parceria entre a Lia Rodrigues Companhia de Danças e a Redes da Maré, que é uma organização que preza pelo desenvolvimento comunitário e territorial do complexo.
Tô dizendo isso tudo porque ontem, aguardando para assistir ao espetáculo, eu conversei com algumas pessoas que me fizeram pensar sobre muitas coisas.

Nessa conversa descobri que quando o CAM recebe um espetáculo de dança, na maioria das vezes o público que que vai assistir tem muito mais o perfil de moradores da zona sul do que dos moradores de lá da Maré. 
Nessa conversa ouvi de uma pessoa que trabalha com dança que o motivo desse esvaziamento é que o gênero desses trabalhos artísticos ''não cabe" para o público e ambiente da periferia.

Gente eu ouvi isso de alguém que trabalha com dança!!! É como dizer, 'pra eles [o público da periferia] a dança contemporânea não serve!!
Obvio que eu discordei. Claro que eu disse que aquilo era um equívoco, e que o esvaziamento do lugar esbarrava muito mais em questões de divulgação e significado do que em questões de desinteresse, ou 'caber'. Expliquei que a comunidade precisava ver sentido no que estava sendo oferecido. Se eles conhecessem um pouco do que se tratava o interesse viria junto, e com isso a presença deles naquele lugar que era deles! 
Discordei a ponto da pessoa que disse isso se levantar e não voltar mais a ficar do meu lado.

Não existe algo que não cabe pro povo da periferia! Não existe nada que eles não possam gostar ou aprender. Não existe!

Como alguém que tá estudando dança eu não poderia deixar de dizer isso aqui

Vou deixar aqui a página do Centro de Artes pra quem quiser ficar sabendo das coisas legais que acontecem por lá

E como eu tô falando de dança.. Hoje é dia de Santo Antônio para os católicos, e para os umbandistas e candomblecistas hoje é dia de Exu. Entidade de movimento e comunicação.
Laroyê!

Bj* e um sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário