quarta-feira, 31 de agosto de 2016

É GOLPE SIM!


Na primeira quinzena de agosto eu trabalhei em uma colônia de férias.. Na oficina de circo,  que aconteceu no dia 12 se não me engano, o professor fez uma coisa muito legal, muito simbólica com a turminha.


As crianças queriam muito escalar um colchão, mas a proposta era fazer um alongamento para eles se prepararem para acrobacia. O professor fez uma votação pra saber qual atividade eles queriam realizar, a maioria quis escalar o colchão. Mas mesmo assim ele fez o alongamento e as acrobacias. As crianças reclamaram muito, muito mesmo. Ficaram nitidamente frustradas, fizeram a acrobacia muito chateadas.. só algumas gostaram da decisão que ele tomou. 
O professor disse pras crianças "Isso é o que táa contecendo no país, um golpe. Tem uma votação, a maioria decide uma coisa, mas acaba sendo feito só o que algumas pessoas querem". Brilhante!
As crianças ficaram pasmas, sem entender muito.
O professor otimizou o tempo da oficina e no final, claro deixou que eles fizessem aquilo que eles queriam, escalar o colchão. Adoraram!
Mas nós, ele, eu e as outras monitoras da turma fizemos questão de reafirmar quão aquilo tina a ver com a vida de todo mundo ali. Eles não pareceram se interessar muito, o assunto logo sumiu.. mas nós falamos.

Hoje o golpe se tornou uma realidade no nosso país, foi consolidado com êxito.. mas não sem resistência.
Hoje a Presidenta honesta, eleita democraticamente pelo povo foi tortuosamente (quantas vezes Dilma já foi torturada né.. hoje mais uma vez) tirada do poder para dar lugar a uma corja de golpistas, traidores, homens corruptos, mimados e sem o menor escrúpulo.

Tristeza é pouco pro que eu senti. Beirei o desespero mesmo.. tanta coisa perdida, tanta coisa por água abaixo, por ódio abaixo..
54.000.000 x 61
O golpe venceu. Perdeu a democracia!

Será que é muito difícil entender que se eles condenam uma presidenta eleita pelo povo e sem provas, farão muito pior conosco! Nós, que ninguém conhece, que ganhamos pouco, ou nada, que moramos na periferia, que somos negro.. Será que é muito difícil perceber a ausência de perspectiva que nos assombra?!
Eu ia escrever, fim da novela que foi o julgamento do impeachment.. mas não. Começo de um filme de terror. Que a gente torce pra terminar em 2018.
E que a gente não seja expectadores.. Vamos participar da oficina toda! vamos tentar otimizar o tempo pra conseguir fazer o que a gente quer no final, pra conseguir fazer valer a vontade da maioria.

Hoje mesmo eu fui ao centro da cidade.. Fui pra escadaria da Assembleia legislativa gritar Fora Temer.. sem muita força, com um quantitativo de pessoas muito menor do que eu esperava pela gravidade da coisa. Mas eu fui, e quero continuar indo.
Espero continuar com esperança.. espero.

Péssima noite, péssimo dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário