domingo, 22 de outubro de 2017

Beleza é lixo


Boa tardeee!

Foto de ontem.. o dia inteiro juntos!
*-*

Ontem o João, junto com o Kebajê, foram tocar no Quilombo do Grotão, lá em Niterói.
Que lugar bonito gente! Muito bonito mesmo, bem dentro da mata, super escondido, com uma estrutura linda e bem conservada. É um restaurante com apelo a cultura afro. Aliás, a cultura afro não, a cultura escrava! Sim, porque o lugar maravilhoso, de comida maravilhosa e de música maravilhosa mas parece um parque para o seu público branco.
De cara eu vi a placa indicativa dos banheiros escrito "sinhá" e sinhô". Oi?
O quilombo chama seus clientes assim?
Só entendi o sentido daquilo aos poucos quando o público foi enchendo o lugar.. eram realmente sinhazinhas e senhores, bem brancos mesmo.Os funcionários são de maioria negros e o público é de maioria branco.
Funcionários esses que servem o tempo INTEIRO, digo inteiro porque me incomodou muitíssimo chegar no local e ver a moça do caixa tentando almoçar em pé enquanto servia os clientes. Me incomodou tanto que eu fui falar com ela, e ela me contou já chegou a demorar três horas pra terminar seu prato de comida. Respondi explicando a ela que horário de almoço é um direito dela.. e que todo aquele lugar e o evento de exaltação da negritude de nada adiantaria se o patrão trata ela de forma tão desumana. Parece que aquela moça comendo enquanto trabalhava não incomodava absolutamente ninguém, de forma alguma.

Comercio, mercado.. é isso que reinava ali. Triste e lamentável, parece que o capital fez o quilombo sucumbir.

Bj* e um sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário