quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Mulher preta



Oi

Hoje eu nem queria postar.. mas como eu posto todos os dias eu tô vindo aqui dizer uma coisa que eu falo praticamente todo dia também. Na verdade eu vivo, todos os dias.

Vim dizer pra vocês que ser preta na Universidade é ter que exaustivamente  explicar o obvio, na verdade é ter que convencer as pessoas de que o invisível é aquilo que elas simplesmente não enxergam porque não querem enxergar.

Hoje, num grupo de pesquisa que estuda a infância, uma pessoa que escreve a respeito de passeios com a intenção de denunciar a 'cidade partida', disse que a situação de pobreza é igual para todas as crianças da pesquisa. Na verdade ela disse que dizer a respeito da cor das crianças na pesquisa era irrelevante. Ela não concordou com a perspectiva de que a cor da gente influencia em todas as nossas experiências nos espaços, especialmente nos públicos, como se todos as crianças pobres fossem recebidas da mesma maneira nos lugares.

Ela disse isso do jeito mais mal disfarçado que uma pessoa racista pode dizer.

E quando já não havia mais argumento, ela disse que preferia não dizer sobre isso com medo que essa temática 'roubasse' o foco do tema principal do trabalho.

Hoje eu fiquei com a sessação de estar no lugar errado.

Quem se incomoda de falar sobre racismo, racista é!

Boa noite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário