Boa noite gente. Uma das minhas fotos preferidas da viagem. Foto em Porto de Galinhas, um lugar lindo, mágico, encantador. Eu recomendo que todos que tenham a oportunidade visitem, é lindo DEMAIS!
Hoje foi dia de trabalho e casa, descansei a tarde toda. A noite lanchinho com meus pais e já já cama. A parte boa de se acordar cedão, sair de casa as 5h é que a partir das 12h eu tenho o restante do dia livre, tanto pra descansar quanto pra resolver a vida. Isso é mara. Eu DETESTO acordar cedo, todo mundo que me conhece sabe. Mas acreditem eu não tenho sofrido tanto, alias tenho ate visto algumas vantagens nisso..
;)
Gente rolou um debate no meu face que eu gostaria de compartilhar co vocês.
O link que gerou tudo foi esse aqui.
Um menino que estudou comigo no ensino médio, formação de professores defendeu dentre muitas coisa que jovens criminosos devem ser presos e isso basta.. e que quando a pessoa é ruim apostar na reabilitação é em vão. Claro que eu fui contra e com isso iniciamos um debate com a contribuição de outras pessoas.
Eu como professora, me recuso a acreditar que alguém nasce ruim. E se nasce, que essa pessoa não tem a capacidade de mudar.
A educação é uma via de mudança potente. É nisso que eu acredito, e foi isso que eu estudei.
Se eu passo a acreditar que uma pessoa nasce ruim e isso é imutável, posso esquecer completamente tudo que aprendi, posso rasgar meu diploma. Pois dessa forma minha profissão é inútil, e todas as pessoas tem suas vidas determinadas em seu nascimento. É isso?
A primeira questão que eu indaguei foi, de que jovens criminosos estamos falando? Esse discurso e do criminoso preso, nós aplicamos a quem?
Depois veio a questão dos Direitos Humanos. Direitos humanos são para humanos. E bandido é gente! É difícil de aceitar/entender/ compreender isso, mas não é uma escolha, é fato: TODOS temos direitos, inclusive bandido. Sabe porque? Porque eles são tão gente quanto você, são da mesma especie que você, logo, eles são humanos também. Embora as pessoas tenham uma dificuldade absurda em entender isso, é fato. E, como bandido, ele também tem direitos.
Eles tem que pagar pelos erros, mas isso não significa estar em celas em condições desumanas, sofrer humilhações físicas, psicológicas e sexuais, ter sua humanidade anulada... Isso não é justiça, isso é sistema prisional brasileiro, uma vergonha.
E eu não tô defendendo, não tô falando que essas pessoas não devem ser punidas. Digo que a prisão não é a melhor forma de punir menores de idade. Eles devem ter direitos assegurados enquanto pessoas que erraram. Enquadra-los nesse sistema prisional ruim e falido, quanto mais cedo, pior!
Crianças tem direitos, e quando esses direitos não são assegurados elas tem muitas chances de se tonarem criminosos. E se ainda com esses direitos assegurados, se tornam criminosos ainda assim não deixaram de ter direitos.
O debate seguiu a toda, e isso foi ótimo.
Por último tivermos uma contribuição importante, descobri através de um outro amigo que falou da possível inconstitucionalidade dessa redução, que macularia qualquer alteração no artigo 228 da Constituição Federal, uma vez que o mesmo traz um direito individual fundamental, sendo então uma cláusula de natureza pétrea, não podendo, portanto, ser alterada nem mesmo por emenda constitucional.
É isso.. A riqueza da diversidade de opinião, do conflito no debate.. Ah isso é maravilhoso, não tem preço.
Perola de hoje:
Tô roca, MUITO roca mesmo, quase sem voz.
Ligo pra casa e minha vó diz: Bebeu né safada! Tu bebeu!
Até explicar que nariz de porco não é tomada..
Vou indo.
Boa noite.
Bj* e um sorriso
Vou indo.
Boa noite.
Bj* e um sorriso
Nenhum comentário:
Postar um comentário