terça-feira, 2 de setembro de 2014

Brasil - Recife



Boa noite gente lindaaa!
Uma das centenas de fotos que eu tenho pra postar.. Essa foi tirada numa praça enfrente a igreja da Sé, em Olinda. Escolhi essa pra iniciar as postagens dessa viagem por causa da bandeira de Recife ao fundo.
;)

QUE SAUDADEEEE!!
E que preguiçinha de atualizar tanto tempo ausente “/
Serei o mais sucinta possível.

- Quarta feira (dia 20/8): UERJ, apresentação da oficina de hip hop. Segue o link dos vídeos das músicas dançadas.

https://www.youtube.com/watch?v=nSXe-GqP148&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=Z8IH6op68y0&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=99wUEoNQlzA&feature=youtu.be

https://www.youtube.com/watch?v=4imyYSppKwM&feature=youtu.be

Depois soninho no 12, aula de balé, terminando de arrumar minhas malas no C.A, sendo oprimida pela Iris e pela Arlanza, janta no bandejão, e no fim da noite viagem. Partiu Recife!
Não foram muitos alunos da Pedagogia não. Tiveram pessoas de outros cursos e pessoas que nem da UERJ eram.. A doida da Arlanza foi comigo.
:D
Logo pra saída do ônibus stress entre os passageiros.. hahahahaha ego versus vício. Entre os dois a imaturidade, e a falta de bom senso. Apenas.

- Quinta feira (dia 21/8): Estrada o dia todo. Paramos apenas para comer.

- Sexta feira (dia 22/8): Mais estrada, almoço em Sergipe, de frente pro Rio São Francisco, lindeza. Chegamos em Recife bem tarde e cansados, fomos direto para Universidade Federal de Pernambuco, local onde aconteceu o Encontro e onde ficamos hospedados. Eu e Arlanza montamos nossa barraca, tomamos banho e partimos pra Recife Antigo, um lugar cheio de barzinhos no centro. Fomos com uma figura, o Capivara, um amigo de infância que fizemos no improviso hahaha

- Sábado (dia 23/8): Aquele banho frio pela manhã (sim, banho frio com direito a fila e tudo), credenciamento do evento, almoço no bandejão da faculdade, soninho e uma ótima notícia. Tirei DEZ na monografia, DEEEEZ, nota DEZ!!
:D
Felicidade define.
Fomos, eu, Arlanza e um pessoal, ao mercado a tarde e a noite jantamos no bandejão. A comida estava longe de ser saborosa como a do meu amado bandejão UERJ, mas era comível. A noite fomos pra atividade cultural que rolou na concha acústica da universidade. Minha companheira se estendeu. Voltei pro alojamento e dormi só.

- Domingo (dia 24/8): Já acordamos próximo ao horário do almoço, comemos eu e  Arlanza e fomos à Olinda, que é mesmo linda. Uma praia maravilhosa e artesanatos primorosos. Passei a tarde comprando, só lindeza. Antes de voltar pro alojamento uma tapioca deliciosa, de charque (tipo uma carne seca) com queijo. Alojamento e sono. O pessoal partiu pra Recife Antigo, mas como estava rolando greve de rodoviários eu fiquei com receio de ir. De madrugada acabou rolando um pagodinho e funk no alojamento e eu fiquei por lá mesmo.

- Segunda feira (dia 25/8): café da manhã numa lanchonete, banho, almoço no bandejão. Depois eu e Arlanza fomos conhecer a praia de Boa Viagem, um lugar lindoooooo. Com uma feirinha muito boa, que leva qualquer universitário ao endividamento. Alias devo dizer que eu não achei os preços de Recife muito amigáveis não.. Na volta pra Universidade lanche e a noite participamos da atividade cultural na concha. Boa não estava, mas rolou uma ciranda LINDAAA! Um montão de gente dançando junto. Emocionante.
*-*

- Terça feira (dia 26/8): banho, almoço no bandejão e fomos conhecer o Marco Zero, ponto turístico que fica próximo ao centro de Recife. De lá visitamos um mercado de artesanato que só tinha obras de artes MARAVILHOSAS. Depois fomos andando por Recife Antigo e chegamos ao Paço do Frevo, uma lugar incrível que preserva e conta toda a história do frevo, dança linda, manifestação cultural riquíssima e importante demais! Terminamos almoçando num restaurantezinho chamado Royal. Queijo coalho com batata doce, DELÍCIA.  A sobremesa comemos num café chamado São Luis, um doce MARAVILHOSO chamado Cartola (banana, queijo, mel de engenho...).
Voltamos a Universidade, e a noite a atividade cultural foi uma festa a fantasia. Esse dia foi bom. Todas as delegações puderam tocar as músicas de sua região. Foi animadíssimo! Rio de Janeiro sambou literalmente na cara do Enepe. Foi muito bom!! Com direito a papear ate o amanhecer dentro da barraca...

- Quarta feira (dia 27/8): nem dormi, fui virada pra Porto de Galinhas. GEEEENTEEE que lugar é aquele?! Mágico, simplesmente LINDO. Mas é lindo meeeesmo, lindo como poucas coisas que eu tenha visto na minha vida. Azul infinito e apaixonante, água morna, uma calmaria.. Apaixonei demais por aquele lugar. Só lamentei muito não poder mergulhar. Fiquei ‘estragada’ se é que me entendem, e tive que ficar namorando tudo da areia. Mas mesmo assim valeu muito.
Tinha um clube dentro do campus, com algumas piscinas que os participantes do encontro poderiam aproveitar pagando uma taxa simbólica. E essa meleca de menstruação me atrapalhou nisso também, não aproveitei.
"/
Nesse dia Arlanzinha foi embora. Voltou pro Rio antecipadamente por causa de um congresso.. Fiquei por lá e acabei fazendo uma outra amiga de infância, Viviane, uma baiana arretada de boa.
:D
Almoçamos um peixe delícia na areia, tomei banho num albergue, e quase me perdi do pessoal. Por distração não os encontrei na areia.. Passei perrengue de medo. Mas ficou tudo bem. Andamos e demos uma olhada no comercio, tiramos fotos e voltamos pra Universidade.
Esse dia rolou confusão no alojamento. Estávamos a maioria das delegações do Rio de Janeiro em um mesmo lugar, e a galera estava perdendo a linha nas ilícitas.. Complicado.

- Quinta feira (dia 28/8): banho, almoço no bandejão, e eu e Viviane fomos conhecer o Instituto Brennand, um lugar riquíssimo de cultura e conhecimento, encantador, com peças de artes e da cultura do mundo inteiro, um ambiente agradabilíssimo. Terminada a visita voltamos pra UFPE, jantamos no bandejão e eu participei da reunião de delegações. Presenciei uma reunião com alunos da pedagogia de todas as Universidades públicas do Rio. Surpreendi-me negativamente. O Rio de Janeiro é muito mal visto no movimento estudantil nacional e é acima de tudo muitíssimo desunido. Relações políticas permeadas por birras pessoais, falta de bom senso, ética e seriedade. Reunião misturada com lavagem de roupa suja, e sujeira de roupa limpa.. Um horror. Ao invés das diferenças pessoais e partidárias cederem lugar as discussões de cunho realmente pedagógicas, havia a potencialização das fofocas, implicâncias e deboches. Lamentável.
Mas ainda assim foi bom presenciar, experimentar e aprender com tudo aquilo.
Terminou tarde e nesse dia fui direto dormir.

- Sexta feira (dia 29/8): café da manhã no bandejão, e parti pra Olinda de novo. Dessa vez, com Viviane, visitei o interior das igrejas, tirei foto na praia, almocei uma comida deliciosa num restaurantezinho chamado  Sítio das Artes, agradável e realmente bom. Depois andei um bocado por aquelas ruas cheias de charme e voz. Em Recife, especialmente em Olinda, as ruas falam muito. Os grafites são belíssimos e tocantes, gritam, são incisivos, e eu me apaixonava a cada esquina.
De Olinda fomos conhecer um imponente shopping de Recife chamado Rio Mar. Que shopping!! LINDO, LINDOOOOO. Dá de dez nos do Rio. Boas marcas, espaçoso, limpo, bem iluminado, uma estrutura e um desingn incrível. Gostei MUITO.
De volta ao camping, jantar no bandejão e cama.
Nesse dia aconteceu a minha colação de grau, dia que eu me tornei oficialmente uma pedagoga.
:D
Como eu não estava no Rio, minha mãe me representou e participou da cerimônia no meu lugar.
:)

- Sábado (dia 30/8): café da manhã no bandejão, centro convenções conferindo as barraquinhas que tinham por lá, arrumação da mala (só pra constar: eu DETESTO fazer mala, e desfazer também!), almoço no bandejão e de lá fui direto conhecer a Casa de Cultura de Recife, um outro ponto turístico delicioso. Mais compras e fotos. Depois alojamento, banho, descanso, janta e agitação pra ir embora. Mais stress por causa do ônibus.. normal.

- Domingo (dia 31/8): pegamos a estrada por volta de 02h da manhã. Só paramos para comer.

- Segunda feira (dia 01/9): estrada o dia todo. E mil contratempos no caminho. Teve desde o motorista avacalhando e errando o caminho ate ônibus quebrado.. Chegamos no Rio exaustos por volta das 23h. Vim pra casa MORTA de saudade. Chegando em casa desabei, claro.
Pra falar a verdade eu já sai da UERJ no dia 20 com saudade de casa. Pra mim essa viagem foi de fato uma superação muito grande. Saudade doeu TODOS os dias, lágrimas, coração apertado.. mas eu consegui. Se eu faria de novo? Não sei.

De tudo a viagem foi boa, muito proveitosa. Eu que nunca tive grandes amigos e mal falava com meia dúzia de pessoas do meu curso me sai muito bem no jogo de cintura, interagi com praticamente todos. 
Recife é uma cidade muito parecida com o Rio, linda e cheia de problemas que fingem se esconder dos turistas. Artesanato, música, natureza, arte e uma cultura regional muito especiais. Um povo MARAVILHOSO, acolhedor, sorridente, educado, cativante. Foi muito bom conhecer e experimentar tudo que eu vivi.
Não aproveitei o evento como acadêmica, na verdade nem aproveitei o evento, aproveitei a cidade,  a viagem. Fiz questão de conhecer um ponto turístico novo a cada dia, sem nenhum peso na consciência. A organização do Encontro era falha, deixou a desejar em vários aspectos. As mesas de debates bem rasas e os assuntos não eram os que mais me despertavam interesse. E eu só descobri isso quando eu estava lá. E mesmo contudo isso me senti imersa em assuntos de cunho pedagógico o tempo todo.
E tiveram muitos momentos ruins também.. O campus da UFPE é enorme, longe de tudo, ao meu ver é mal localizado mesmo, e a segurança não dava conta. As delegações do Rio ficaram em uma parte muito isolada do campus, numa quadra no instituto de educação física. Penso que isso atrapalhou muito o contato com as delegações de outros estados. E com isso nós alunos perdemos oportunidades de trocar experiências e fazer laços. Me senti insegura e com medo por diversas vezes, mediante a casos de roubos/assaltos durante o evento. Da mesma forma que ocorre nas Universidades públicas aqui do Rio, com seus campus sombrios e vulneráveis.
A viagem de ônibus é acima de tudo muito cansativa. E no ônibus a galera estava pegando pesadíssimo com as ilícitas naturais, rolou MUITA maconha. Eu tolero muito tranquilamente, mas tantas horas geram uma falta de paciência, uma irritação, sem tamanho.
Pra mim esse evento foi de fato pra marcar minha despedida da faculdade.. Serviu para me oferecer um olhar um pouco mais demorado para o movimento estudantil do Rio e da UERJ, um olhar mais demorado à algumas pessoas cujas visões políticas eu achava que compartilhava e para que eu dimensionasse melhor minha opinião sobre alguns assuntos acadêmicos e pessoas da academia. Sem dúvidas a convivência é um problematizador das relações humanas. Quanto mais intensa, constante, mais complexa pode tornar a forma como as pessoas lidam umas com as outras.
Valeu.

- Terça feira (dia 02/9) dormi pouquíssimo! Acordei cedão e parti pro Jardim Botânico. Lembram que eu comentei de uma entrevista de emprego aqui.. Pois é, rolou. Tô trabalhando numa escolinha linda, pequena, mas com uma metodologia muito legal. Estou com uma turminha de maternal, na parte da manhã.
Depois do trabalho fui à Campo Grande, resolvi umas coisas e casa.
Internet. CHEEEEIA de fotos pra postar e uma preguiça master.
Com o tempo elas serão postadas. Cansada demais.

Boa noite.
Bj* e um sorriso

Nenhum comentário:

Postar um comentário