quarta-feira, 3 de maio de 2017

Tamborzada


Oi gente! 

Única foto da experiência maravilhosa que foi o espetáculo Tamborzada, da Lola Gabriel que foi apresentado na última sexta feira, dia 28 na UFRJ.

"Rodas e Redes de Saberes e Criação - O encontro dançante entre universidade e cultura popular ao som da Tamborzada" fez parte da conclusão do curso de doutorado da Lola, que com o corpo dançante da Cia Folclórica apresentou um espetáculo de qualidade, alegria e muita vida.

Foi lindo gente.. lindo e muito emocionante. Eu sempre me emociono muito quando assisto as apresentações da Cia Folclórica, sempre! Mas acontece que dessa vez parece que foi ainda mais lindo. Não sei de porquê estavam se apresentando em um espaço de intimidade do grupo, ou se era por estarem se apresentando em prol de uma pessoa tão especial que a Lola é.

O figurino, o cenário, a música.. tudo é tão vivo, e tão verdadeiro que toca, afeta a gente além do fator qualidade. Cada corpo que daça, sorri com tanta espontaneidade, que contagia e contamina quem assiste de um jeito urgente. Só vendo pra vocês entenderem.

Só tem uma coisa que eu não consigo deixar de dizer, porque eu realmente acho que é muito sério, muito grave e que coloca toda essa maravilha de espetáculo em cheque.. tem uma personagem de preta velha de black face. Um homem que interpreta uma preta velha em uma das cenas do espetáculo que utiliza uma máscara de black face horrorosa!
Não é a primeira vez que assisto um trabalho deles com essa problemática - a cena com máscara black face também acontece no espetáculo "RioJaneirices - Um musical dançante sobre o Rio"- e sempre me incomoda MUITO. Só que dessa vez além de terem insistido nesse recurso racista, o espetáculo foi apreciado por uma banca de estudiosos das artes que não deu nenhuma opinião a respeito, parecem se quer terem percebido. 
Complicadíssimo! Decepcionante e muito, mas muito complicado.

Qualquer espetáculo que contenha esse tipo de problema é ruim, mas tratando-se de um Cia como a Cia Folclórica, que lida com a cultura popular de uma forma respeitosa, logo lida também com os seus agentes (maioria de pessoas negras) é ainda mias grave!
Triste e infeliz deslise.

Links:




Bj* e um sorris

Nenhum comentário:

Postar um comentário